sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Convertidos?



“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
Ele, porém respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.
Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.” Lucas 22, 31-34

Pedro era um dos doze discipulos de Jesus, estava lado a lado com o mestre em quase todos os momentos.  Ouvia o que Jesus dizia, como dizia. Via o que Ele fazia, como fazia, fazia com ele, recebeu autoridade para expulsar demônios, para curar enfermos. Era querido por Jesus. Desfrutava de um relacionamento íntimo de servo e discípulo.  Mas Pedro duvida ao caminhar sobre as águas, declara ser contra o sacrifício expiatório e todo padecer do Cordeiro de Deus. Pedro nega Jesus por três vezes. Não é curioso?

E Jesus disse a Pedro: “tu, pois, quando te converteres”. Mas Pedro estava com ele por toda parte, em todas as coisas, ele já não era convertido?

Me perguntando a cerca das falhas de Pedro, percebemos que não é segui-Lo tão somente que nos torna convertidos ao evangelho, não é ouvir sobre Ele, não é só estar com Ele, é morrer por Ele, todos os dias, em todos os momentos.  É obedecer sem entender, sem concordar, é perdoar, é se calar, é servir...Pedro ainda não inha morrido, e nem estava desposto, ainda.

Pedro o negou porque teve medo de morrer e padecer com Ele, nós sabemos disso! E nos parecemos com ele todos os dias, não é mesmo? Ora, nós imitadores de Cristo, somos mais parecidos com Pedro do que com Ele?

Vivemos em um país com liberdade religiosa onde podemos cultuar, evangelizar, manusear a Palavra de Deus como quisermos, em muitas outras nações as pessoas são presas, torturas, mortas pelo nome de Jesus. E você pode me perguntar: Você está querendo dizer que morrer para Jesus e com Jesus só pode acontecer desta maneira? Confesso, que finalmente a Igreja verdadeira do Senhor se posicionaria, se algo assim nos sobreviesse, mas não quero entrar nesse mérito.

Falo de atitudes cotidianas onde, nós discípulos de Jesus, o negamos sem ao menos notar. Existem aéreas que precisamos de conversão[1], áreas em que precisamos aceitar Jesus, para que Ele reine em absoluto.

Selecionei algumas coisas para exemplificar:

1- Conversão como discípulo:

Muitos de nós somos insubmissimos a liderança e negamos a voz de Jesus e seus propósitos quando dissemos não para eles, ignoramos a Cristo quando os ignoramos, desonramos a Cristo quando o desonramos. Depois de Jesus os nossos líderes devem estar em primeiro lugar. Você acha que está disposto? Você já se comverteu?

2- Conversão em nossa vida social:

Negamos Jesus quando julgamos o nosso irmão e ainda contaminamos os outros com nossas criticas. Passamos mais tempo falando das coisas absurdas que pessoas do mundo fazem, quando o nosso papel é se encher do Espírito, se encher da Palavra para ser sal, ser diferença nesse mundo tão mau.

Quer saber a pior de todas: não bebemos, não fumamos, não roubamos, mas analisamos aos nossos irmãos em todo tempo! “Você viu como fulano canta mal!? Sangue de Jesus!” “Você viu a roupa dela? Está desviada?Risos!” “Acho que o Pastor não estava inspirado hoje!” “Fulano ora alto demais!” “Fulano ora baixo e lento demais”.
Saímos do mundo, mas trazemos o mundo o tempo todo para a Igreja. Entenda o seu lugar:

DEVEMOS LEVAR A IGREJA PARA O MUNDO, NÃO TRAZER O MUNDO PARA A IGREJA!

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” Mateus 5,13

Convertei-vos!

3- Conversão em nossas emoções.

Muitos de nós passamos anos e anos na igreja firmes (longe do mundo), em comunhão com o Corpo de Cristo. Passamos anos sendo ministrados, passando por muitas experiências com Deus, recebendo alimento sólido, mas por ironia, ou não sei lá por qual motivo (Risos), continuamos os mesmos, com as mesmas manias, mesmas reclamações, mesma ansiedade. Bom lembrar disso. Ai, a ansiedade! Ela é totalmente incompatível com a vida de Deus em nós.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, PAZ, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5, 22-23

Você ainda acha que é convertido? Vive reclamando de tudo, preocupado com tudo, esperando que o mundo mude para então ser feliz, morrendo de inveja pelos dons dados pela GRAÇA aos seus irmãos, faz tudo para chamar atenção menos para agradar a Jesus.

Cresça! E crescer com Jesus, significa morrer, diminuir, para que Ele viva.

“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.”  Gálatas 5, 24

Muitas vezes nos achamos tão santos, tão crentes, tão perfeitos por estar tanto tempo no caminho com Jesus. Talvez fosse isso que Pedro sentiu ao dizer: “Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.” Quando não era verdade, Deus já sabia, Pedro não. Deus sabe que você precisa se converter, você precisa descobrir isso.

Oremos para que o nosso coração se converta ao Senhor verdadeiramente. Para que o Senhor nos dê um coração disposto a assumir a Sua morte, a Sua vida. Para que possamos tomar o nosso lugar, herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo. Amém!



Nenhum comentário: