terça-feira, 13 de março de 2012

“Tudo em nossas vidas tem um propósito”



                         

1 Samuel 16, 1-13:

“Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.
E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.
Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.
Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.
Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.”


            Como podemos perceber o texto acima fala sobre o momento onde Davi foi ungido o novo rei de Israel, escolhido não por pessoas, mas tão claramente pelo próprio Deus. Ninguém sabia que era ele, nem Samuel, nem seu pai, nem ele mesmo. Mas Deus sabia, pois “porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.”
            Contudo, queria nos ativéssemos a alguns personagens que são peças desse “quebra-cabeças”, nessa história: Jessé, Samuel e Davi.


“Minha vida é um quebra-cabeças criado por Deus.”


                Por muitas vezes me sinto como se estivesse com várias peças de um quebra-cabeça gigantesco diante de mim, e pouca parte do desenho montado fico cansada só de ver tanto trabalho que tenho pela frente. Tive essa visão clara e em meio a essa angústia, Deus ministrou ao meu coração: o desenho é meu, quem encaixa as peças sou Eu. Aos seus olhos é só um monte de peças desorganizadas, mas aos meus olhos é um lindo desenho. Espera.



Para tudo Deus tem um propósito, como entender?



1- Cada peça possui uma finalidade.
                Por menor que seja a peça na sua história, ela fará diferença ao final. Queria falar um pouco sobre a avó de Davi. Peça fundamental na história dele. Davi era neto de Rute, a moabita. Por óbvio Davi só existe, graças a sua avó. Ela é uma importante peça na história de Davi.
                Segundo o Livro de Rute, esta decidiu ficar ao lado de sua sogra. Ela se diferenciava, certamente pelo serviço constate e com pura motivação, de ser fiel, de obedecer.  Foi honrada e se casou com seu cunhado Boaz, e deste casamento nasceu Jessé, o pai de Davi.[1]
                Imagino que Rute também foi surpreendida por Deus com o desfecho da sua história. As peças foram se encaixando, as boas e as ruins. Viuvez, fidelidade, instabilidade financeira, futuro incerto, mas no desenho era de Deus houve honra, alegria, restituição.
                Imagino que Rute se sentiu muitas vezes como nós nos sentimos, olhando para o caos, sem ver a saída, só com as peças bagunçadas, sem conseguir ter nenhuma idéia sequer de como ficaria o desenho final da sua vida.
                Contudo, o desenho era Dele. Ele criou, Ele finalizou.

2- É preciso saber ouvir.
                Se queremos que nossa história seja um reflexo de tudo que está do coração de Deus para nós. Precisamos saber ouvir, precisamos saber ouvi-Lo. Todas as direções que Deus nos dá farão toda a diferença, afinal quem melhor do que o dono do Quebra-Cabeça para nos instruir.
                É preciso entender que em determinados momentos precisamos buscar o local adequado para cada peça e em outros momentos precisamos principalmente saber esperar o momento certo de encaixar determinada peça.
                O profeta Samuel é um exemplo claro sobre isso, ouvia a voz do Senhor, obedecia. Já imaginou se Samuel fosse movido pela própria emoção? Teria ungido Eliabe ou um dos outros irmãos de Davi. A história escrita no coração de Deus não teria se completado.

                 “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” Provébios 19.2.
               
                É sábio esperar que o desenho tome forma, pois o desenho não é seu. Submeta-se.

“Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.” 1 Samuel 16, 1.

            Samuel ouviu o chamado e obedeceu. Samuel era uma importante peça na história de Davi. Imagino de todo coração que Samuel não deve ter entendido o que Deus lhe ordenara, ele até questiona a Deus, dizendo que Saul iria matá-lo se ungisse a outro rei. Samuel estava diante de várias peças. Mas entendeu que o desenho não era dele, ainda bem, acredite.

                “Aos seus olhos é só um monte de peças desorganizadas, mas aos meus olhos é um lindo desenho. Espera.”

                Tudo faz parte de um propósito em Deus. Olhando cada peça de maneira isolada, percebemos que faz sentido, mas ainda não compõe um desenho condizente com o amor extraodinário de Deus.
                O tempo foi passando eram apenas peças: Samuel, vida com Deus. Rute, fidelidade. Boaz, o remidor. Jessé, a raiz. Davi, o rei segundo o coração de Deus. E quando as peças se encaixam? Milhares de anos depois:

Envagelho segundo Mateus 1

“Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
[...] (1)
E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; (5)
E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. (6)
E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
[...] (7)
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.(16)”

            Cada peça tinha seu lugar, sua importância no coração de Deus. Para que o desenho mais lindo, surgisse, Jesus, a nossa salvação. O Cordeiro Santo que nos trouxe a paz que nos é necessária para sermos completos.
           
            Não tente montar as peças do quebra-cabeça da sua vida por si mesmo, seu desenho pode até ser bom, mas o desenho do seu Pai é mais do que isso, é bom, perfeito e agradável.



O importante não é entender, mas confiar e obedecer.


[1] Sobre o Livro de Rute. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_Rute>