E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada.Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue. E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. Lucas 8 43:48
Uma mulher que há 12 anos padecia de uma doença, que a deixou isolada e condenada, uma vez que, naquele tempo uma mulher com fluxo de sangue era considerada impura, intocável. “Vide : (Levíticos 15)”. Ela então ouve falar sobre alguém que cura, alguém que faz maravilhas e milagres e que para este nada seria impossível. Esta mulher então, vence o medo de desobedecer saindo da sua reclusão, ousou acreditar em sua cura. Se apaixonou pelo seu sonho de ter uma vida restaurada, o que poderia detê-la?
Ela está a procura do Mestre, venceu obstáculos humanos e emocionais diversos para estar nessa posição de busca e encontro, contudo, faltavam outros ainda mais importantes, os de natureza espiritual.
São elas:
1- Entender que Jesus é Deus – Muitas pessoas procuravam Jesus, mas nem todas recebiam milagres. Muitas pessoas estavam com o Mestre, mas nem todas entendiam que Ele era Deus. Qual seria a diferença?
"Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6)
Isso me faz pensar que muitas pessoas buscam Jesus, mas quando há manifestação de sua Glória deixam passar, não desfrutam disto como deveriam, porque no fundo talvez achem que o Senhor faz milagres por algum mérito seu. Caso Deus só abençoasse aqueles que merecem, entenda, estaríamos todos perdidos, não abençoaria ninguém. Mas é a sua graça a sua misericórdia infinita aliada a nossa fé que manifestam a presença sobrenatural de Deus. Essa mulher creu verdadeiramente que da sua presença viria a virtude que mudaria sua trajetória de vida.
2- Atraindo a atenção de Jesus - Essa mulher não se importou com as pessoas ao redor. Não se importou com o que o próprio Jesus pensaria a seu respeito. Se lançou com a fé gerada pelo desespero reiterado de anos de isolamento, solidão e tristeza. Sim, muitas pessoas só encontram a fé necessária para desencadear a bênçãos sem fim e verdadeiramente estar ante a face de Deus quando passando por algum tipo de tribulação. Por isso devemos estar atentos às nossas adversidades, pois sendo Deus nosso Pai, sendo esse Pai tão zeloso, permite muitas vezes o deserto para que seja gerado em nós uma visão clara de quem Ele é na hora da inversão de nossas dores (de tristeza para alegria). A mulher do fluxo de sangue foi ousada e se lançou com fé aos pés de Jesus. E repito, não de qualquer maneira, como tantos outros, mas colocando inteiramente suas expectativas Nele.
3- Se render completamente ao sobrenatural de Jesus– Ela sabia que aquela era a chance que ela teria de estar sarada, curada, liberta e ela não impôs obstáculos em seu despojar.
"Porque dizia consigo: Se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã". Mateus 9:21.
A fé dessa mulher movida pela paixão de estar diante da sua “salvação” era tamanha que ela soube que bastaria tocar em suas vestes. Bastaria uma atitude sua de receber pela fé da virtude que emana de seu remidor de maneira abundante e ela aproveita e toca em sua orla. Ela era diferente da multidão. Ela não esperava aprovação, olhares, ela esperava a virtude emanada pelo Mestre. E o Senhor sentiu que aquele toque fora diferente dos demais.
Como isso acontece tantas vezes conosco, estamos na presença de Jesus, sabemos que Ele pode fazer tantas coisas, por muitas vezes nos lançamos em sua presença gloriosa, mas de qualquer maneira, não desfrutamos daquilo que Ele verdadeiramente é Amor, Graça, Misericórdia. E então continuamos os mesmos, porque estivemos com Ele, mas não aproveitamos como deveríamos. Nos preocupamos com o que Ele pensa ao nosso respeito, nos preocupamos com o que Ele quer fazer conosco, e perdemos o derramar da sua Glória.
Precisamos entender que Deus não mente, para nós hoje Ele nos diz que: “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:20
Gostaria muito que você pensasse nisso crendo nessa verdade ‘como aquela mulher do fluxo de sangue creu que a doce presença do Senhor’. Nós sabemos que para muitos de nós é complicado muitas vezes adorar ao Senhor, pois Ele é invisível aos olhos humanos, mas Ele também nos disse, “Bem aventurados os que não viram e creram.” (João 20,29).
Concluímos com isso, que é um dádiva não ver e crer! Que nós não sejamos indiferentes a essa Majestosa e desmerecida presença e o adoremos de maneira condizente com a virtude que nos é de graça oferecida. Você não precisa ver, precisa crer! Desfrute da presença do Senhor!
Concluímos com isso, que é um dádiva não ver e crer! Que nós não sejamos indiferentes a essa Majestosa e desmerecida presença e o adoremos de maneira condizente com a virtude que nos é de graça oferecida. Você não precisa ver, precisa crer! Desfrute da presença do Senhor!